Pesquisa bem interessante para empreendedores de plantão.
Resumo
Este estudo tem como objetivos identificar as competências percebidas pelos empreendedores
e gestores de pequenos negócios hoteleiros como necessárias ao desempenho eficaz dos
negócios e as competências desejadas por eles, apontar como os empreendedores/gestores
aprendem essas competências, assim como avaliar as instituições que oferecem treinamento a
estes empreendedores/ gestores. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais,
baseadas em roteiro de entrevistas estruturado, realizadas com 43 empreendedores/ gerentes
de hotéis de pequeno porte, localizados em Curitiba, Paraná. Os resultados do estudo mostram
que a maioria dos empreendedores possui outra atividade empresarial e, portanto, grande
parcela desses negócios é administrada por gerentes. Com relação às competências técnicas
necessárias ao desempenho eficaz dos negócios, os entrevistados destacaram que é muito
importante ter conhecimento do ramo de atividade, de técnicas administrativas/ gerenciais e
ter visão do negócio. Já com relação às competências comportamentais os entrevistados
consideram que é muito importante saber lidar com os funcionários e hóspedes pois essas
habilidades são essenciais nos serviços de hotelaria. Os empreendedores preferem aprender
através da prática, “fazendo”, mas avaliam de forma positiva as instituições que oferecem
treinamento, apesar de considerarem o seu custo alto para a empresa de pequeno porte.
Palavras-chave: competências; aprendizagem; pequenas empresas; hotelaria
Segue o link.
http://www.pesquisaemtransportes.net.br/turismoemanalise/index.php/turismoemanalise/article/viewFile/186/109
Deixe nós sabermos sobre o que você achou da pesquisa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário